Importação dos anúncios para o Magis5

Veja como importar e sincronizar os seus anúncios dos canais de venda para o Magis5

Se você já vendia pelos marketplaces antes de iniciar sua integração com o Magis5, seus produtos foram cadastrados diretamente pelo portal desse marketplace. Por isso, o Magis5 não consegue integrar estes produtos até que você indique que produtos são esses. 

Sempre que for integrado um novo canal de venda onde já exista anúncios publicados precisamos realizar esta etapa para identificar dentro da plataforma qual(is) produto(s) estão sendo oferecidos em cada anúncio. 

Para isso seria necessário cadastrar os seus produtos no catálogo do Magis5 e associar os anúncios a estes produtos. Mas para facilitar este processo, nós temos uma funcionalidade que, apenas nos informando o código do item, o sistema irá buscar as informações do anúncio nos canais de venda e criará automaticamente o produto no catálogo.

Para isso, no Magis5 siga em Produtos/Importar anúncios

 

Sincronizar

Para fazer uma carga dos seus anúncios que estão nos marketplaces para a tela do Magis5 na tela de Importar anúncios clique no botão Baixar anúncios dos marketplaces para importação

 

 

Quando clicar neste botão, irá abri uma tela pop-up para que seja definido de quais contas integradas quer realizar a carga de anúncios. Podendo escolher de qual conta irá realizar a carga.

 

Ao clicar em Sim Magis5 irá iniciar uma varredura no canal de venda para importar todos os anúncios que ainda necessitam ser identificados dentro da plataforma.

O tempo para que seja finalizado este processo pode variar em decorrência da quantidade de anúncios a serem importados. Tenha paciência! =)

Para saber se os anúncios já foram sincronizados, selecione o botão Buscar

 

 

A medida em que forem encontrados os anúncios que estão pendentes de identificação será mostrada a quantidade em Total de itens filtrados e serão listados na tabela conforme a imagem abaixo

 

Importação

Para cada anúncio ou variação será criada uma linha que conterá as seguintes informações:

  1. Canal: de qual conta é esse anúncio (Ex.: ML - Conta 1 Mercado Livre);

  2. Título: Título do anúncio e informações sobre variações se for o caso;

  3. Informações adicionais: Tipo de anúncio (Comissão), Quantidade de Vendas (Média), Url do anúncio (MLB, ID, etc...), Status do anúncios (Ativo ou Pausado).

Estas informações são para auxiliá-lo a reconhecer qual é o produto e então identificá-lo completando os campos QTDE. KIT, SKU, EAN Marca. 

Cadastro de códigos

Esta parte é muito importante, pois definirá a exatidão de seus cadastros dentro da plataforma!

Caso não tenha códigos para seus produtos veja neste artigo como criá-los (Como criar códigos SKU e EAN para meus produtos?)

Para que os cadastros sejam realizados da melhor forma, solicitamos que siga algumas regras:

-Os códigos SKU EAN precisam ser únicos para cada produto, não se deve cadastrar o mesmo código para anúncios de produtos diferentes;

-Apenas nos casos em que os anúncios sejam do mesmo produto deve ser cadastrado o mesmo código;

-Nos casos de anúncios de Kit quantitativo (X unidades do mesmo produto), cadastre o código do produto base e informe a quantidade no campo Qtde. Kit

-Nos anúncios de Kit composto (produto A + produto B), primeiramente será necessário criar o produto no catálogo (veja como cadastrar kits compostos) e então cadastre o código que será gerado na criação do produto.

 

Erros comuns ao cadastrar os códigos:

  • Atribuir o mesmo SKU a diferentes modelos de um produto;

  • Atribuir o mesmo SKU a dois ou mais produtos diferentes;

  • Confundir SKU com código de barras;

  • Importar um Kit quantitativo antes de ter importado um anúncio do produto base;

  • Importar um Kit quantitativo sem informar a quantidade;

  • Importar um Kit Composto sem primeiro criá-lo no catálogo;

Por isso, atente-se em seguir as regras citadas acima e em qualquer dúvida que não tenha encontrado uma solução nos artigos de ajuda, entre em contato com o nosso suporte que iremos oferecer todo o auxílio para um cadastro correto.

Assim que os dados são digitados o sistema salva as informações, então fique tranquilo se precisar fechar a página e reabri-la para prosseguir, pois o que já foi cadastrado não será perdido. 

 

Se forem criados novos anúncios diretamente nos canais de venda deverá sincronizar novamente para que apareçam na tela de importação

 

Importação dos anúncios

Assim que todos os cadastros estiverem completos deve-se selecionar os anúncios a serem importados clicando na caixa de seleção

 

 

Como na imagem acima, indicamos inicialmente importar os produtos simples, para que então quando for importar os kit's quantitativos e/ou criar os kit's compostos, já exista os produtos base para a associação de informações.


Então basta clicar no botão 3pontinhos/Importar para iniciar o processamento e cadastro automático dos produtos no Catálogo Magis5

O tempo para que seja finalizado este processo pode variar em decorrência da quantidade de anúncios a serem importados. Tenha paciência! =)

Para saber se os anúncios já foram importados, selecione o botão Buscar

 

 

A medida em que forem importados os anúncios que estavam pendentes de identificação a quantidade em Total de itens filtrados irá diminuir, e sairão da lista os processados com sucesso. Já os que apresentarem algum erro, como falta de código, será mostrado na tabela no campo Resultado do processamento conforme a imagem abaixo

 

 

Para os produtos que apresentarem erro basta completar com as informações necessárias e repetir o processo selecionando os anúncios e clicando no botão Ações/Importar anúncios selecionados.
Porém novamente lembrando de primeiro importar os produtos simples, para que então quando for importar os kit's quantitativos e/ou criar os kit's compostos, já exista os produtos base para a associação de informações.

Resultado

Assim que o anúncio é importado, é criado o cadastro do seu produto no catálogo.
Um ponto muito importante que deve ser compreendido é que o cadastro de produto, é diferente do cadastro de anúncios.

Quando falamos do catálogo, estamos pensando no cadastro de seus produtos individualmente, não importando a quantidade de publicações que você possui. 

Ex.:  Você possui os anúncios

  • iPhone 7 Plus 32GB Preto Tela Retina;

  • iPhone 7 Plus Preto Apple 32GB Tela 5,5";

  • iPhone 7 Plus Câmera Dupla Promoção Apple;

São anúncios diferentes, porém se tratam de apenas um produto.

 

DICAS

*Tanto o processo de Sincronizar e o de Importar produtos podem demorar em decorrência da quantidade de anúncios sendo processados, quantidade de informações dentro dos anúncios, conexão com a internet, status dos servidores, entre outros.

*Quando importar, acompanhar os canais de venda para ver se está pausando ou ativando anúncios. Pois se forem importados vários anúncios do mesmo produto e o primeiro anúncio processado estiver com o estoque zerado ou pausado, os próximos anúncios serão processados e atualizados para o mesmo status conforme a informação que já estará constando no sistema.
Se isso acontecer, veja como atualizar os status no artigo "Como ativar ou pausar meus anúncios?"

*Antes de importar os Kits compostos deve-se primeiro realizar toda a importação dos produtos simples, para então poder criar o kit no catálogo, gerar o código do kit, e somente após isso importá-lo.

*É interessante aproveitar este momento que será necessário analisar todos os seus anúncios para que seja realizado um saneamento de dados, excluindo anúncios que não sejam mais utilizáveis nos seus canais de venda.

Caso prefira, faça o download do nosso ebook clicando aqui