Entenda neste artigo como corrigir pedidos com erro de faturamento quando o comprador possui Inscrição Estadual (IE) ou for não contribuinte
Alguns pedidos para compradores que possuem CNPJ podem cair em "erro no faturamento" devido à configuração dos dados fiscais do cadastro do comprador.
Como identificar um pedido com erro de faturamento dentro no Magis5 ERP
Após fazer login no Magis5 ERP, vá até a aba "Vendas" e selecione "Consulta de Vendas". No campo "Status", escolha a opção "Erro no faturamento" e aplique o filtro de data desejado. Esse filtro exibirá todos os pedidos que apresentaram erro no faturamento dentro do período selecionado.
É possível identificar o motivo do erro de faturamento do pedido clicando sobre o ícone na coluna "Observações Adicionais".
Possíveis erros de faturamento relacionados à Inscrição Estadual (IE) do comprador:
"Rejeição: A SEFAZ do destinatário não permite Contribuinte Isento de Inscrição Estadual"
"Rejeição: IE do destinatário não está ativa na UF"
Para ajustar o cadastro do comprador e permitir a emissão da nota fiscal do pedido, é necessário localizar o cadastro do cliente. Para isso, acesse a aba "Cadastro" e, em seguida, clique em "Clientes."
Você pode localizar o cliente utilizando o CNPJ, o nome ou qualquer outro filtro disponível no sistema.
Após localizar o cliente que deseja ajustar, clique em "Editar" para abrir o cadastro e realizar as alterações necessárias.
Antes de ajustarmos as opções "Contribuinte ICMS" e "Isento da I.E." no perfil do cliente, é necessário verificar se o CNPJ do comprador possui uma Inscrição Estadual (IE) ativa.
Para isso, acesse o site do Portal da Nota Fiscal Eletrônica – SVRS.
No portal, selecione a UF do comprador, clique na opção "Dados do Contribuinte", insira o CNPJ no campo correspondente e clique em "Pesquisar por CNPJ".
Se o cliente não possuir Inscrição Estadual (IE), será exibida a seguinte mensagem: "Contribuinte não localizado no Cadastro Centralizado de Contribuintes."
Com essa informação, volte ao Magis5 ERP, acesse a aba "Dados Fiscais" e marque as opções "Isento da I.E." como SIM e "Contribuinte ICMS" como NÃO. Em seguida, clique em "Salvar".
Se o cenário for o inverso, ou seja, se o cliente possuir IE ativa, conforme mostrado na imagem abaixo.
Terá que ajustar o inverso as informações. Acesse a aba "Dados Fiscais", marque "Isento da I.E." como NÃO e "Contribuinte ICMS" como SIM. Em seguida, vá até a aba "Informações Básicas", preencha o campo com a Inscrição Estadual (IE) do comprador e clique em "Salvar".
Após finalizar o processo, aguarde o sistema processar o pedido e emitir a Nota Fiscal ou emita manualmente a Nota Fiscal no pedido de venda.