Neste artigo, você vai entender como ajustar corretamente as informações de tributos da nova Reforma Tributária no nosso Faturador Magis5 HUB.
Com o avanço da Reforma Tributária, sabemos que a configuração das novas alíquotas de IBS e CBS é uma prioridade para a sua operação.
Para facilitar essa transição, preparamos este guia prático que mostra exatamente onde e como ajustar esses tributos dentro do Magis5 HUB.
Feito login no Magis5 HUB vá até a aba "Configurações", "Notas Fiscais" e por fim "Naturezas de operação".
Em naturezas de operação você pode cadastrar uma nova natureza de operação ou ajustar uma já existente.
Ao criar ou editar uma Natureza de Operação, você encontrará um novo campo dedicado aos parâmetros da Reforma Tributária nas configurações do HUB
Nessa tela, você poderá marcar a opção "Enviar Dados da Reforma Tributária" para indicar que deseja enviar as informações da Reforma Tributária para as notas fiscais associadas a essa natureza de operação.
Com essa opção "Enviar Dados da Reforma Tributária" ativa preencheremos automaticamente os demais campos exigidos pela Reforma Tributária, aplicando as alíquotas de teste para 2026.
- Para empresas do Simples Nacional (incluindo MEI): os campos de IBS e CBS serão ignorados ou preenchidos com alíquota zerada (0.00%), conforme previsto pelas regras atuais. Isso significa que, para o Simples Nacional/MEI, a funcionalidade visa garantir que o envio não gere erros.
- Para empresas de outros regimes (Lucro Presumido, Lucro Real, etc.) ou optantes pelo Simples Nacional com excesso de sublimite de receita bruta: aplicaremos automaticamente as alíquotas de teste de 0.10% para IBS e 0.90% para CBS.
Os demais campos de IBS/CBS serão preenchidos com base na classificação Tributaria padrão, seguindo a matriz de CST/Classificação Tributária disponibilizada pelo Governo.
⚠️ Nota Importante: Por enquanto, os campos da Reforma Tributária ainda não estão visíveis para edição manual no nosso Faturador. Mas não se preocupe, seguindo o calendário de transição do governo, liberaremos todas as configurações de impostos dentro das Naturezas de Operação ao longo de 2026.
Estamos comprometidos em simplificar a complexidade da Reforma Tributária para você, garantindo que você esteja sempre atualizado e em conformidade.







