A venda no modo depósito, também conhecida como "venda fiado", permite que os clientes realizem pedidos e fiquem com um saldo devedor, que pode ser pago em um momento posterior. Essa funcionalidade está disponível apenas no PDV Modo Loja.
Para utilizar o modo depósito, é necessário que o usuário do Artemis5 tenha as permissões adequadas para realizar vendas nesse formato. Além disso, o Terminal de Atendimento utilizado pelo usuário deve estar configurado corretamente para suportar esse tipo de transação.
Caso você esteja interessado em habilitar a funcionalidade de venda no modo depósito em seu empreendimento, é recomendado entrar em contato com a equipe de suporte do Artemis5 para obter assistência e orientações específicas sobre como configurar essa opção de negócio em seu sistema.
Depois de configurar o empreendimento para utilizar vendas no modo depósito, é a hora de configurar os usuários que irão operar as vendas.
Caso o usuário ainda não esteja cadastrado na plataforma, clique aqui e veja como cadastrá-lo;
Caso o usuário já esteja cadastrado na plataforma mas ele não possua as permissões necessárias, clique aqui e saiba mais sobre as permissões;
Caso o usuário já esteja devidamente cadastrado, clique aqui e veja como configurar um Terminal de Atendimento.
Depois que todos os procedimentos acima citados forem realizados, é o momento de abrir o caixa.
Para isso, acesse a plataforma utilizando o login e senha cadastrados e, caso tenha acesso a mais de um estabelecimento, selecione o estabelecimento desejado.
Na tela acima, clique em “Abrir Caixa” e informe o valor disponibilizado para troco, qual a conta de origem e clique em “Abrir PDV”. Por exemplo:
Para iniciar uma nova venda no modo depósito é obrigatório a identificação do cliente, visto que o saldo devedor ficará vinculado ao cadastro dele.
É possível realizar a identificação no início da venda, na tela de “Produtos” ou no momento em que o cliente for realizar o pagamento.
Para identificar o cliente no início da venda, clique no botão apontado pela seta e selecione o cliente. Explicaremos o significado dos botões da barra superior ao final do tutorial:
Após selecionar o cliente, clique em “Nova Venda (Modo Depósito)”. Para informações sobre Venda (Modo loja), clique aqui.
ATENÇÃO: Todas as informações e funções a seguir podem variar de acordo com as configurações do seu estabelecimento e as permissões que seu usuário possua. Caso algum campo não seja exibido para você, verifique com um superior ou entre em contato com nosso suporte técnico.
Para realizar uma venda vinculando o cliente no momento do pagamento, basta clicar em “Nova Venda (Modo Depósito)” com o campo “Cliente” em branco.
A tela a seguir parte do princípio que nem todo operador de caixa é um vendedor. Então, esse lembrete é para lembrar o operador de caixa de alterar o vendedor a cada registro de venda, visto que, se não fizer a alteração, todas as vendas sairão em nome do operador:
Caso selecione sim, uma tela com a lista de usuários será exibida. Basta selecionar o vendedor desejado clicando em “Selecionar”:
Perceba que o nome do vendedor foi alterado para o nome escolhido:
REGISTRANDO UMA VENDA
Após trocar (ou não) o vendedor, a tela para iniciar uma venda será exibida:
- Aba Produtos (número 1): É o local onde toda a transação é realizada. Os produtos são escolhidos, o cliente é vinculado à venda, os descontos são aplicados e a venda é realizada;
- Dados do Cliente (número 2): É possível vincular um cliente à esta venda. Para isso, clique no botão identificado pelo número 3 e busque pelo cliente desejado. Esta opção é facultativa. Não vincular um cliente à venda não impedirá que a mesma seja concretizada. Caso um cliente seja vinculado à venda, ao clicar em “Dados do Cliente” é possível conferir os dados do cliente, bem como editar alguma informação necessária:
- Cliente (número 3): Para vincular um cliente à venda, clique sobre o botão número 3 e, sem seguida, selecione o cliente:
Obs: Para remover a seleção do cliente, basta clicar sobre o retângulo “Cliente” e clicar no “x”:
- Produto (número 4): Caso não tenha o produto em mãos, é possível realizar a busca por um produto de duas maneiras: inserindo o nome do produto no retângulo ou clicando no botão de busca.
Caso o auto complete esteja ativado, basta iniciar a inserção do nome do produto que as opções correspondentes são exibidas no decorrer do preenchimento. Ao inserir o nome do produto no retângulo, a coluna de “Disponibilidade de Estoque” não é exibida e a quantidade desejada só é informada no carrinho de compras:
Após localizar o produto, basta clicar sobre ele para inserir no carrinho.
Ao clicar no botão de busca (número 4), deve-se inserir o nome do produto para buscá-lo. Caso o auto complete esteja ativado, basta iniciar a inserção do nome do produto que as opções correspondentes são exibidas no decorrer do preenchimento. Nesta opção, a coluna de “Disponibilidade de Estoque” é exibida e é possível inserir a quantidade desejada no campo “Qtd”. Após informar a quantidade, basta clicar no botão verde, na lateral direita para inserir o produto no carrinho:
Após selecionar os produtos desejados, o carrinho estará formado:
Obs: Caso tenha o produto em mãos, basta clicar em “Pesquisa por Código de Barras” e informar o código de barras do produto. Ele será inserido no carrinho.
- Mostrar Custo (número 7): Ao selecionar essa opção, é exibida uma coluna com o preço de custo dos produtos:
- Ordenar (número 8): Ao selecionar essa opção, as colunas “ID Produto”, “Fabricante”, “Tamanho” e “Sabor/Cor” são exibidos:
- Selecione a Margem (número 9): Ao clicar neste campo, é possível selecionar qual será a tabela de preço aplicada para esta venda:
Também é possível definir qual será a margem de preço de forma individual, por produto.
Para mais informações sobre tabelas de preço, clique aqui.
- Venda Bonificada (número 10): Utilizado em situações onde a venda será totalmente bonificada, ou seja, a venda ficará com os valores zerados e o estoque será descontado normalmente. Para isso, será necessário clicar neste campo antes de inserir os produtos no carrinho.
- Venda Brinde (número 11): Em casos onde os produtos daquela venda são utilizados para consumo próprio (seja de um sócio, por exemplo), a quantidade de itens são descontados do estoque e valor referente à venda ficará pendente no fechamento do caixa.
- Venda Mostruário (número 12): Utilizado em situações onde os produtos daquela venda foram utilizados para compor os mostruários de uma loja, por exemplo. Neste caso, o estoque é descontado e o valor referente à venda ficará pendente no fechamento do caixa.
- Venda Atacado/Distribuição (número 13): A função desse checkbox é sinalizar se a venda é uma venda atacado/distribuição.
DESCONTOS
Há duas formas de aplicar um desconto sobre uma venda: Individual, por produto ou na venda toda.
Para aplicar desconto “Individual”, no produto desejado, clique no checkbox localizado na coluna “Desconto”. Irão abrir dois campos: “%” e “R$”. O número inserido em porcentagem calcula, automaticamente, qual será o desconto em reais no produto. Caso insira um valor em reais, será calculado qual a porcentagem referente a esse desconto.
Por exemplo:
Foi aplicado um desconto de 50% neste produto. Automaticamente a plataforma já calculou qual o valor do desconto em reais e informou na coluna ao lado:
Para aplicar um desconto sobre a venda toda, basta informar o desconto nos campos à esquerda: “Desconto Aplicado”. Neste caso, basta inserir o valor em reais na linha “R$” ou a porcentagem do desconto na linha “%” e clicar no botão de confirmação:
Caso a venda já possua um desconto nos produtos individuais, será exibido uma mensagem perguntando se deseja “Acrescentar o novo desconto ao desconto já existente”. Ao selecionar “Sim”, os descontos serão somados.
Para inserir alguma observação interna sobre a venda, basta utilizar o campo “Observação”. Esta informação não será exibida para o cliente.
Após finalizar a inserção de produtos no carrinho, é hora de finalizar a venda.
O botão “Cancelar Venda” faz com que todas as informações em tela sejam limpas, ou seja, ele remove todos os produtos, descontos e cliente vinculados da venda;
O botão “Verificar Venda” é utilizado para verificar se os produtos que estão no carrinho possuem estoque no momento da venda;
O botão “Receber” direciona para a tela de pagamento;
O botão “Orçamento” transforma a venda em um orçamento. Para mais informações sobre edição de orçamentos, clique aqui
METODOS DE PAGAMENTO
Como essa venda não terá um pagamento atrelado à ela, ao clicar em “Receber”, você será redirecionado para a tela de Pagamentos.
Caso não tenha vinculado um cliente à venda, será necessário vinculá-lo clicando em “Cliente”:
Após informar o cliente, basta clicar em “Finalizar”. A venda será finalizada e o cliente ficará com saldo devedor:
OUTRAS FUNÇÕES
No cabeçalho da tela de vendas, temos cinco botões:
- Monitor (número 1): Representa o status de comunicação com o Client instalado na máquina.
Quando vermelho: significa que o Artemis5 não se comunicou com o servidor Web Socket;
Quando amarelo: significa que o Artemis5 se comunicou com o servidor Websocket, mas não se comunicou com o Client;
Quando verde: significa que o Artemis5 e o Cliente estão se comunicando corretamente.
- Trocar Vendedor (número 2): Utilizado para selecionar um vendedor ou alterar o vendedor da venda. Basta clicar no botão e selecioná-lo;
- Mais Opções (número 3): Contém alguns campos importantes:
- Minhas Vendas: O usuário é redirecionado para o módulo de Vendas;
- Reprocessar Cupom Fiscal: É possível reprocessar o cupom fiscal (quando SAT, há um limite de 30 minutos após a venda);
- Cancelar Cupom Fiscal: É possível cancelar um cupom fiscal (quando SAT, há um limite de 30 minutos após a venda);
- Re-imprimir Cupom Não Fiscal: É possível re-imprimir um cupom não fiscal de uma venda já finalizada;
- Pagamento: O usuário é redirecionado para a tela de Pagamentos, onde é possível receber o pagamento de uma venda já finalizada (normalmente utilizado em vendas depósito, quando um cliente realiza uma compra em um dia e volta em outro para efetuar o pagamento);
- Transferência: O usuário é redirecionado para o módulo de transferência;
- Novo Cliente: No modo representante, o usuário é redirecionado para a tela de dados do cliente;
- Fechamentos de Caixa: É um histórico de movimento de caixa do operador selecionado. É possível visualizar ou imprimir os fechamentos anteriores:
- Incluir Reforço: Utilizado para inserir troco no caixa. Informe o valor, a conta de origem, o plano de contas e alguma informação que achar necessária. É possível imprimir um comprovante de reforço clicando no checkbox abaixo de observação. Após preencher todos os campos, clique em “Aplicar Reforço”:
- Efetuar Sangria: Utilizado para retirar um valor do caixa. Informe o valor, a conta de destino, o favorecido, o plano de contas e alguma informação que achar necessária. É possível imprimir um comprovante de sangria clicando no checkbox abaixo de observação. Após preencher todos os campos, clique em “Aplicar Sangria”:
- Fechar Caixa: Utilizado para realizar o fechamento do caixa. Caso haja entrada em dinheiro, é necessário selecionar a conta de destino (o Artemis5 considera que todo o dinheiro será removido). Após informar a conta de destino, clique em Fechar PDV:
Após clicar em “Fechar PDV”, é disponibilizado um “Relatório de Movimentação de Caixa” com todo o histórico de entrada e saída do movimento em questão. É possível imprimir ou exportar para o Excel: