1. Central de ajuda
  2. FAQ - Perguntas Frequentes

Como utilizar o faturador do Mercado Livre

Nesse manual iremos aprender como utilizar o faturador do Mercado Livre dentro do Magis5

Sabemos que muitos sellers utilizam o faturador do Mercado Livre para a emissão de notas de pedidos deste marketplace. Pensando nisso o Magis5 desenvolveu uma funcionalidade para que ele seja utilizado integrado também ao Magis. 

Informações importantes antes de utilizá-lo:

  • Apenas contas com a funcionalidade habilitada dentro do Mercado Livre poderão utilizá-la no Magis5.
  • Toda configuração de emissão de nota fiscal é feita dentro do Mercado Livre, ou seja, o Magis5 irá enviar apenas o comando de emissão para o faturador, qualquer alteração na forma como a NF é emitida, deve ser feita diretamente no marketplace.
  • Para quem possui mais de uma conta do Mercado Livre, o faturador poderá ser utilizado nas contas que o tenham habilitado, mas sempre emitindo notas fiscais apenas de pedidos da conta configurada, sem possibilidade de emitir NF de um pedido da conta A na conta B, por exemplo.
  • Enviado o comando de emissão de nota fiscal, pode ser necessário realizar ajustes na nota fiscal se ela não for aprovada na primeira tentativa (por exemplo, ajustar o NCM). No Magis5, estes pedidos ficarão em "Ag. Faturamento" e o ajuste deverá ser realizado diretamente no faturador e não mais no seu ERP. Portanto, lembre-se de deixar seu cadastro atualizado para o faturador.
  • O faturador irá emitir Nota Fiscal apenas de pedidos do Mercado Livre.

A seguir veja o passo a passo para configurar suas contas:

1 - Acesse: Configurações -> Integrações -> ERPs & Faturador

- Clique em "Novo":

- Selecione: Faturador Mercado Livre

4 - No campo descrição dê um nome ao seu faturador e clique em salvar.

Mesmo que você tenha várias contas do Mercado Livre integrada ao Magis5, crie apenas um faturador e vincule nas contas que for usar. O Magis tratará sozinho qual faturador utilizar para cada conta.


5 - Agora vá em: Configurações -> Marketplaces:


6 - Selecione o marketplace desejado e cliquem em "editar" (Lembrando que poderá ser utilizado apenas nas lojas Mercado Livre)


7 - Vá até o campo "notas ficais"


- Veja que o faturador criado agora está disponível no campo: "ERP emissão de nota fiscal"

A configuração: "Adicionar o valor do frete automaticamente" não irá funcionar, uma vez que obedecerá a configuração que está no faturador ML, as demais opções seguem funcionando normalmente, são elas:

  • Gerar nota fiscal de forma automática:
  • Emitir nota fiscal de forma automática:
  • Gerar/Emitir nota fiscal automaticamente quando o pedido for para o status de Ag. Separação:
  • Aguardar etiqueta no marketplace para imprimir a nota fiscal:
  • Mostrar itens dos pedidos na declaração de conteúdo/Nota Fiscal:

9 - Após efetuar as configurações basta clicar em salvar:

 
Sobre múltiplos CNPJs: 

  • Via faturador não se configura CNPJ, o faturador pega o pedido que veio da conta ML e irá emitir a NF de acordo com os dados que foram cadastrados nessa conta.
  • Sendo assim não é possível efetuar a venda em uma conta que tem cadastrado o CNPJ "X" e fazer a emissão da nota com CNPJ "Y".

    Sem Título-1


Qualquer eventual dúvidas ou pedido de auxilio entre em contato com nossa equipe de suporte, nossos analistas estão disponíveis pra lhe auxiliar.
Veja também nosso manual sobre o assunto:

Faturador-2