Compatibilidade entre veículos e anúncios de produtos de autopeças no Mercado Livre

O Mercado Livre lançou novas regras para a compatibilidade entre itens e produtos de autopeças, sabendo disso o Magis5 disponibiliza para o seller o cadastro de compatibilidade a partir do nosso sistema.

O Magis5 adicionou uma nova funcionalidade na tela  “Meus anúncios” para melhor ajudar na procura dos anúncios com compatibilidade pendente. 

Compatibilidade entre veículos e anúncios de produtos de autopeças no Mercado Livre. 

Esse módulo, disponível apenas para vendas no Mercado Livre, tem como objetivo garantir uma melhor experiência na escolha do produto ao comprar no marketplace, reduzindo erros de autopeças incompatíveis e/ou reclamações.  

Nesse artigo, iremos compreender como utilizar as funcionalidades disponíveis no Magis5 que possibilitam definir os veículos compatíveis e então associá-los aos seus anúncios de autopeças. São elas: 

  • Filtro “Compatibilidade Pendente”: permite realizar a busca de anúncios que o Mercado Livre definiu como associação obrigatória e que ainda estão com a associação pendente (seu anúncio pode ser pausado caso não defina a associação até a data determinada pelo ML);
  • Tags indicativas de Obrigatoriedade e Possibilidade: informação exibida no anúncio para melhor experiência na manutenção dos mesmos;
  • Cadastro de Template: com o objetivo de minimizar a repetição da seleção da Marca, Modelo, Ano e Submodelo para inserção de cada veículo compatível com o anúncio no momento de vincular as compatibilidades,  essa funcionalidade permite cadastrar previamente uma ou mais listas de veículos, possibilitando então a utilização/reutilização de uma lista ao associar ao anúncio;
  • Associar Compatibilidades: permite associar um ou mais anúncios de autopeças aos veículos compatíveis.

Filtro “Compatibilidade Pendente” e Tags indicativas de Obrigatoriedade e Possibilidade.

Primeiramente precisamos entender se o anúncio necessita de compatibilidade e/ou permite compatibilidade, essa informação ficará em uma “tag” junto ao anúncio do produto em Produtos  > Produtos e Anúncios >  Meus Anúncios.

  • Selecionar a opção “Sim” no filtro  “Compatibilidade Pendente”. Serão retornados apenas anúncios que o Mercado Livre definiu como associação obrigatória e que ainda estão com a associação pendente.  
  • Selecionar a opção “Não” no filtro “Compatibilidade Pendente”. Serão retornados anúncios que não permitem compatibilidade, anúncios que permitem, porém não é obrigatória, e anúncios obrigatórios que não estão pendentes de associação.  

Estarão sinalizados com a marcação “compatibilidade obrigatória" os anúncios que obrigatoriamente necessitam de associação, já os anúncios que não possuem obrigatoriedade e podem ser associados, a marcação “permite compatibilidade” estará disponível. 

Exemplos das tags:

Cadastro de template e associar compatibilidades

O acesso a essas funcionalidades pode ser realizado de duas formas: 


1- Primeiro através da tela “Meus anúncios”, selecionar os anúncios que gostaria de envolver e clicar em “Opções” > “Associar compatibilidade em massa”

2- Outra opção, também  na tela “Meus anúncios”, para um anúncio específico, clicar em “Opções” > “Associar compatibilidade”

3- Será então exibido o modal com as opções “Nova associação” e “Cadastrar/Editar template”, conforme imagem abaixo:

Agora vamos entender como cadastrar, editar e excluir templates. Na tela exemplificada acima, selecione a opção “Cadastrar/Editar template”.

1- Será exibida a opção “Criar template”, conforme tela de exemplo abaixo:

2- Na tela exemplificada acima, clique na opção “Criar template”. Serão exibidos os campos para preenchimento conforme exemplo abaixo:

3- Em seguida é só escrever o nome do template, adicionar pelo menos um veículo e depois salvá-lo clicando em “Salvar template”. 

  • Para adicionar um veículo, basta preencher os campos de marca, modelo, submodelo e ano, clicar no “+”. 
  • Após incluir todos os veículos desejados, verificar se estão corretos. Caso seja necessário existe a opção de excluir ou então basta clicar em “Salvar template”.

Exemplo da tela durante a realização do cadastro: 

Finalizando o cadastro, se necessário, você poderá editar ou excluir, basta clicar em uma das opções apresentadas no exemplo a seguir: 

Agora vamos entender como realizar a associação do(s) anúncio(s) selecionado(s) na tela “Meus Anúncios” aos veículos compatíveis. 

1- Com a opção “Nova associação” selecionada, serão exibidas as opções conforme exemplo da imagem a seguir.

 

2- A tela apresenta:

  • “Anúncios selecionados que permitem compatibilidade” e “Anúncios selecionados que não permitem compatibilidade": o Magis5 exibe essas informações no modal de associação para melhor visibilidade de todos os anúncios selecionados na tela “Meus anúncios”. Lembrem-se, os anúncios exibidos que não permitem compatibilidade foram selecionados indevidamente para a associação em massa, mas não se preocupem, você NÃO precisa voltar na tela “Meus anúncios” e desconsiderá-los realizando uma nova seleção, você poderá seguir com o cadastro da associação e ao salvar, refletirá apenas para os anúncios que permitem.     
  • O campo “Por template”, permite a seleção de um template previamente cadastrado. Ao selecionar o template, os veículos vinculados a ele serão listados em tela, otimizando o preenchimento dos veículos compatíveis para associá-los aos anúncios.  
  • Campos “Marca”, “Modelo”, “Submodelo” e “Ano”: permite a adição de veículos compatíveis, independente da seleção do template, para serem associados aos anúncios. Basta preenchê-los e clicar em “+”. 

Abaixo, segue exemplo de tela considerando a seleção de um template e a adição de um veículo.  

Na tela de exemplo acima, note que  para os veículos listados ao selecionar o template, é exibida a  informação “Template” e para o veículo extra adicionado, é exibida a informação “Customizado”. 

Você também pode excluir um ou mais veículos listados, até mesmo os listados por razão da seleção do template, essa opção se mostra útil em possíveis cenários onde seja identificado que nem todos os veículos listados após a seleção do template são compatíveis com os anúncios selecionados para a associação, mas lembre-se que essa exclusão refletirá apenas no cadastro da associação em andamento, ou seja, não refletirá no cadastro do template, 

Para finalizar a associação, clique na opção “Associar compatibilidade”

Obs.: ao finalizar o cadastro da associação, os anúncios com pendência deixarão de ser retornados no filtro “Compatibilidade Pendente” somente após o retorno de sucesso do  Mercado Livre. É necessário, então, aguardar o tempo de processamento.