Separar pedidos vendidos

Utilize esta funcionalidade para garantir o envio de todos os produtos certos na quantidade correta e imprimir as etiquetas automaticamente

Uma das maiores dores em uma operação de e-commerce é enviar um produto errado, pois você terá prejuízos tanto com o produto que pode não ser vendável novamente, e com o frete reverso e o de novo envio. Essa funcionalidade trará a segurança de enviar o produto correto na quantidade certa, não terá os problemas citados acima, e também não terá furos de estoque.

Após ter feito a separação dos produtos no estoque com a lista fornecida, será o momento de separar o produto por pedidos

Para isso, siga na aba Expedição/Separar pedidos vendidos

 

Nesta tela aparecerão os produtos que precisam ser embalados para cada pedido

 

Para que você libere primeiro os pedidos mais importantes o Magis5 irá ordenar a separação considerando alguns fatores como Prazo de postagem do marketplace, data do pedido, etc. Mas caso queira, também tem a opção de filtrar por canal de venda ou bloco de separação selecionando o escolhido no campo.

Para validar a separação, existem alguns métodos: 

  • Utilizando um leitor de código de barras: poderá validar o produto fazendo a leitura do código de barras EAN ou SKU do produto. 

Se estiver correto irá apresentar a notificação

 

 

Como o exemplo mostrado acima se trata da separação de um kit, verá que ainda existe outros produtos para validar, assegurando assim o envio da quantidade correta de produtos

 

 

e caso for feita a leitura de um produto errado, ele não será aceito, garantindo o envio do produto correto

 

 

Impressão automática

Após validar todos os produtos deste pedido, automaticamente será feita a impressão da etiqueta de envio, de uma via do pedido com as informações da venda, e da declaração de conteúdo

(Lembrando que isso é configurável e poderá escolher em imprimir os três, ou apenas a etiqueta de envio, etc, como preferir e achar necessário)

Caso deseje separar um outro produto e deixar o atual para depois, poderá clicar no botão “Pular para o próximo pedido”

 

Nos casos do Mercado Coletas ou B2W Direct: Se a Nota Fiscal já foi emitida, porém ainda não foi impressa, provavelmente pode ser que se o marketplace ainda não tenha disponibilizado a etiqueta. Nesse caso, após aguardar um tempo, pode tentar imprimir a nota e a etiqueta usando as funcionalidade de Liberar Notas Fiscais ou a de Liberar Etiquetas

Estou com problema

Caso você tenha algum problema com um pedido e deseja analisá-lo após ter separado os pedidos que estão corretos poderá isolar esses pedidos conforme sua pendência para analisá-lo depois

 

  • Caso na hora de bipar se depare com um produto que não está com o código para leitura utilize este botão para liberar este pedido

Esteja muito atento para usar essa função, pois por falta de validar se este é o produto correto poderá resultar em prejuízos processuais e financeiros para operação

 

  • Caso reconheça que existe algum problema com o produto ou pedido e deseja analisar antes de liberar use este botão para alterar esse pedido para o status de “Pendência de Expedição” e verificá-lo posteriormente

 

  • Se ver que o produto a ser liberado não consta em estoque este botão irá alterar o status desse pedido para “Pendência de Expedição” para ser examinado futuramente

Analisar pendência

Para retornar aos pedidos que foram alterados para pendência de expedição, na Dashboard do Magis5 clique em pendentes expedição

Então será aberta uma lista dos pedidos nesse status, e clicando em Opções (três pontinhos)/Editar poderá ver todas as informações deste pedido para que possa corrigi-lo

 

Após analisar o pedido poderá decidir o que fazer, e então mudar o status para o que se encaixa na situação do pedido. Exemplo:

  • Se deseja realizar a expedição desse pedido, mude para o status de “Aguardando Separação” e clique no botão “Atualizar” e então poderá ir para a tela de expedição e fazer o processo normalmente

Outros métodos

O método de separação com leitor de código de barras é o mais completo para garantir efetivamente a diminuição de erros de envio para o mais próximo de zero, mas também existem outros métodos;

  • Digitação: poderá realizar a validação digitando os códigos de barra EAN ou SKU manualmente;

  • Botão: podemos adicionar um botão para validar a liberação do pedido que clicando irá imprimir a etiqueta;

Nos dois últimos métodos que não utilizam a bipagem não garantimos a diminuição dos erros de envio, pois é inexistente a possibilidade de analisar o produto que está sendo separado