Como posso criar um bloco de pedidos para o processo de separação
Durante o processo de expedição, em determinadas situações, é necessário priorizar alguns pedidos — seja pelo tipo de produto, horário de criação ou até pela localização do cliente. Pensando nisso, desenvolvemos a funcionalidade de Bloco de Separação, que permite agrupar pedidos com base nessas variáveis, facilitando a gestão e priorização no momento da separação.
Como funciona o "Bloco de Separação" do Magis5 Hub?
Feito login no Magis5 Hub, vá até "Expedição", depois "Picking" e por último clique em "Bloco de Separação".
A partir disso, você poderá filtrar os pedidos conforme as informações desejadas e selecionar a quantidade que preferir para compor o bloco de separação.
Entendendo os Filtros da tela de Bloco de separação
1. Canal de Venda: filtra pelo Canal de venda
2. Número do pedido: filtra pelo número do pedido de venda
3. Nome cliente: filtra pelo nome do cliente
4. SKU: filtra pelo SKU do pedido
5. Status: existem 2 filtros em "status", o Aguardando separação e o Em separação.
- Aguardando separação: esse status filtra pedidos que caíram diretamente no Magis para separação. (Ag.separação)
- Em separação: esse status filtra pedidos que passaram por outro status antes de irem para separação.
Para garantir que seja filtrado todos os pedidos abrangendo os dois filtros mantenha o filtro em "selecione"
6. Título do produto: filtra pelo título do produto
7. Data limite expedição início: filtra os pedidos pela data inicial do prazo limite para realizar a expedição.
8. Hora limite expedição início: filtra os pedidos pela hora inicial do prazo limite para iniciar a separação.
9. Estado: filtra pelo estado do pedido
10. Código de rastreio: filtra pelo código de rastreio
11. Data limite expedição fim: filtra os pedidos pela data final do prazo limite para realizar a expedição.
12. Hora limite expedição fim: filtra os pedidos pela hora final do prazo limite para concluir a separação.
13. Tipo separação: esse filtro traz 4 opções para selecionar
14. Tipo de logística: filtra pelo tipo de logística
15. Transportadora: filtra pela transportadora
16. Bloco para separação: filtra pelos BLOCOS criados
17. Tem Nota Fiscal: filtra se o pedido tem ou não nota fiscal
18. Status de postagem: filtra pelo status de postagem
Como gerar o "Bloco de Separação"
Após aplicar o filtro desejado, clique em "Selecionar todos" ou marque a quantidade de registros que preferir. Em seguida, clique no botão "Opções" (ícone de três pontinhos) e selecione "Gerar bloco de pedidos selecionados".
A partir disso, você terá um Bloco de Separação gerado e poderá imprimi-lo clicando em "Imprimir Bloco de Separação".
E todos os pedidos do Bloco serão impressos.
Algumas outras opções do Bloco de separação.
- Imprimir bloco de separação: essa opção irá imprimir as informações dos pedidos do BLOCO, como: SKU, localização, quantidade, EAN e descrição.
- Gerar/Emitir notas fiscais: essa opção força a geração das NFs para os pedidos selecionados.
- Realizar expedição: essa opção realiza a expedição dos "BLOCOS" gerados ou a expedição dos pedidos selecionados
- Realizar expedição ordenado por SKU: essa opção ordena pelo nível de expedição (fácil, médio, difícil) e depois dentro de cada um desses níveis ele ordenará pelo SKU alfabeticamente.
Fácil - apenas 1 SKU e quantidade = 1
Médio - apenas 1 SKU e quantidade > 1
Difícil - pedidos com mais de 1 SKU
(Contudo, o funcionamento correto da função depende da liberação da etiqueta pelo canal de venda).
Emitir NFe : Quando um pedido no BLOCO apresentar a informação "Sim", significa que o pedido em questão tentará ou já possui a Nota Fiscal. Isso pode ocorrer porque o pedido está configurado para emissão automática ou porque foi executado manualmente o comando "Gerar/Emitir Notas Fiscais" no BLOCO.
Se o campo estiver marcado "NÃO" esse pedido não emiti NF ou não foi executado manualmente o comando "Gerar/Emitir Notas Fiscais" no BLOCO.
Importante: Caso, por engano, seja acionado no BLOCO o comando "Gerar/Emitir Notas Fiscais" para um pedido que não exige emissão de NF, é necessário seguir o passo a passo de correção disponível no ícone ?.
Manual de como reprocessar o pedido
Manual de como gerar a nota fiscal manualmente
Observação: essa correção é necessária apenas quando o seller utiliza o Magis5 ERP.