Acompanhamento e atualização de pedidos

Veja como administrar os pedidos de todos os seus marketplaces em um só lugar

Acompanhamento

Para encontrar pedidos de qualquer um dos marketplaces, siga em Pedidos/Consultar pedidos

E utilizando os filtros poderá encontrar o pedido de qualquer conta e marketplace desejado que clicando em "Buscar" serão listados

Uma outra forma de encontrar pedidos é através da Dashboard no Fluxograma de Pedidos é possível acompanhar a quantidade de pedidos em cada status

 

Clicando no nome do status será aberto uma listagem de consultar pedidos com o filtro referente a este status já filtrado.

Administração dos Pedidos

Cada status de pedido tem uma particularidade e são elas:

Pontos de transição (status em azul)

Os status que são destacados pela cor azul evidenciam pedidos que estão em transição entre status

Aprovado

Pedidos neste status acabaram de entrar no Magis5 através da integração e estão em processamento. Apenas aguarde ele ser encaminhado para o próximo status

Sem estoque

Pedidos que entraram no Magis5, porém que tiveram o estoque alterado para zero durante o processamento do pedido. Basta acrescentar o estoque e aguardar que ele estará sendo redirecionado para a próxima etapa

Aguardando estoque

Este status será utilizado pelos que usam a opção de crossdocking ou fabricação. (É necessário entrar em contato com o seu consultor Magis5 para habilitar estas opções.)
São pedidos que não tem o produto no estoque e demandam a produção ou compra com o fornecedor para prosseguir. Assim que dado entrada no estoque o pedido voltará para o fluxo normal

Aguardando Separação

Neste status é onde se encontram os pedidos prontos para serem separados, embalados e enviados. Para conhecer mais sobre esta funcionalidade veja o artigo Separar pedidos vendidos

Aguardando faturamento (Ag. Faturamento)

Quando se utiliza a funcionalidade de Emissão Automática de Notas Fiscais e a nf apresenta alguma pendência, falta de informação ou erro, o pedido ficará neste status aguardando a correção, assim que corrigida, bastará aguardar e o Magis5 irá prosseguir emitindo esta nota fiscal e atualizando para o próximo status automaticamente.
Para saber como corrigir pedidos neste casos veja o artigo Liberar Notas Fiscais

Aguardando Envio (Ag. Envio)

Pedido pronto para o envio e aguardando a coleta pelo transportador. Assim que coletado e computado no sistema de rastreamento como postado será encaminhado para o status "Enviado"

Pontos de conclusão (status em verde)

Os status que são destacados pela cor verde evidenciam pedidos que representam processos concluídos

Faturado

Este status mostra os pedidos em que a nota fiscal foi emitida com sucesso e apenas estão aguardando a impressão. Para saber como dar prosseguimento nestes casos veja o artigo Liberar Notas Fiscais

Enviado

Neste status se encontram os pedidos que já foram coletados pelo transportador e já tem rastreamento válido, ou seja estão em rota de entrega para o cliente

Entregue

Esse status agrupa os pedidos que já foram entregues para o cliente

Pontos de atenção (status em vermelho)

Os status que são destacados pela cor vermelha evidenciam pedidos que demandam analise

Exemplo: O Magis5 trabalha acompanhando o pedido com a informação de rastreio do Correios e a do marketplace. Quando um pedido tem algum impedimento na entrega ele é alterado para o status de "Não Entregue", quando ocorre uma atualização mostrando que voltou para a rota de entrega, volta para o status de "Enviado", saindo do ponto de atenção. Porém se no Correios consta como entregue, porém no marketplace está cancelado, trazemos este pedido para o status de "Pendências"

Pendências

Os pedidos que caírem nesse status podem estar enquadrados nos seguintes casos:

  • O produto está em rota de devolução ao remetente;

  • O anúncio vendido não foi importado (pendentes importação);

  • O anúncio vendido foi um kit compostos que não foi precificado (pendentes preço);

Veja como resolver os pedidos com pendências no artigo Corrigir Pendências

Aguardando Logística (Ag. Logística)

Pedidos que não possuem etiquetas gerada pelas plataformas logísticas dos marketplaces (Mercado Envios, B2W Entregas) como por exemplo pedidos que estão como “Combinar entrega” ou “Retirar em mãos”

Estes pedidos são evidenciados para que se lembre de dar os prosseguimentos com o envio deste para que não tenha problemas com a falta do envio de pedidos que muitas vezes passam despercebidos nas lista dos canais de venda

Não entregue

Pedidos que não chegaram no destino ou tiveram algum impedimento na entrega como:

  • Destinatário ausente;

  • A entrega não pode ser efetuada - Carteiro não atendido;

  • A entrega não pode ser efetuada - Endereço incorreto;

  • Área com distribuição sujeita a prazo diferenciado;

  • Objeto não localizado;

  • Objeto devolvido aos Correios;

  • Objeto roubado ou objeto extraviado;

  • Objeto e/ou conteúdo avariado;

  • Objeto apreendido por órgão de fiscalização ou outro órgão anuente;

  • Objeto mal encaminhado;

Esses entre outros casos muito conhecidos pelos Sellers são separados neste status para que você possa tomar ações preventivas para que isso não traga danos tanto para o cliente quanto para sua operação

Cancelado

Quando um pedido é cancelado no marketplace e/ou valor foi devolvido ao cliente (sem pagamento reconhecido), inicialmente ele é encaminhado para o status, exatamente para que possa ser analisado para validar o motivo do cancelamento.
Já que em nosso cotidiano nos deparamos muitas vezes com erros dos marketplaces em cancelar pedidos, então poderá tomar todas as providências necessárias, e caso realmente tenha sido um cancelamento correto poderá alterar o pedido para o status de ”Cancelado e Resolvido” , tendo esta organização de seus pedidos. (Os casos de pedidos que não foram aprovados nos marketplaces, se não tem nota fiscal ou rastreio é enviado para este status automaticamente)

Atualização

Siga em Pedidos/Consultar pedidos

E utilizando os filtros poderá encontrar o pedido de qualquer conta e marketplace desejado, que clicando em "Buscar" serão listados

No pedido que deseja realizar a atualização, clique nos três pontinhos e Editar

Então será aberta uma nova janela com todas as informações daquele pedido

Procure pelo campo Status, altere no que deseja

E finalize clicando em Atualizar

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