Esta mensagem indica que o número da Inscrição Estadual (IE) do destinatário da nota fiscal não foi fornecido ou está em branco em seu cadastro.
Para resolver esse erro, você pode considerar as seguintes etapas:
CONSULTE E CORRIJA O CADASTRO DO CLIENTE
O primeiro passo é identificar o cadastro do cliente. Na tela de pedidos, copie o nome do cliente:
No menu, clique em Cadastros → Clientes e busque pelo cliente:
Clique em: Editar:
Em "Informações Principais", identifique a IE. No exemplo abaixo, o campo está em branco. Neste caso, o cliente pode não ter IE ou pode não ter preenchido.
Para conferir, utilizando o Sintegra ou o Portal da Nota Fiscal Eletrônica, com o CNPJ em mãos, busque os dados do cliente:
Ao pesquisar, os dados do cliente são exibidos:
Caso o cliente possua Inscrição Estadual, insira-a no cadastro do cliente:
Caso o cliente não possua Inscrição Estadual, deixe o campo em branco.
Na aba "Dados Fiscais", atente-se aos seguintes campos:
Contribuinte ICMS: Marque sim, visto que o cliente é Pessoa Jurídica (PJ) e consequentemente, Contribuinte ICMS.
Isento da I.E:
- Marque sim caso o cliente não possua Inscrição estadual e,
- Marque não caso o cliente possua inscrição estadual.
Após validar essas informações, clique em: Salvar.
CORRIJA O ENDEREÇO DO CLIENTE NA VENDA
Após a validação do cadastro do cliente, é necessário “informar” para o Artemis5 que o cadastro está corrigido.
Para isso, localize o pedido com erro na tela de vendas e clique em: Corrigir Endereço:
Selecione “Endereço Principal” e clique em: Salvar.
Aguarde aproximadamente cinco minutos para a venda ser reprocessada e faturada.