Pensando em trazer para o seller um maior controle sobre os pedidos e os custos envolvidos, o Magis5 Hub criou mais uma opção de relatório para você.
Antes de aprendermos como funciona o relatório financeiro, é importante entender as regras que se aplicam a ele:
- Esse relatório pode ser utilizado tanto por vendedores que utilizam a precificação automática do Magis5 Hub quanto por aqueles que optam por precificar manualmente seus anúncios. As informações refletidas serão exibidas de acordo com a configuração do seller.
- Apenas as comissões do Mercado Livre e Shopee são preenchidas com dados diretamente integrados. Outros marketplaces é utilizam o campo "margens e custo" configurados nos produtos e nos marketplaces.
- Os valores fixos cobrados nos pedidos (como taxas de frete) são somados no campo Comissões e apresentados como a porcentagem total de comissão cobrada.
- A Americanas Marketplace (B2W) e Magazine Luiza não nos fornecem o valor cobrado de frete grátis, mas é possível ter um valor médio preenchendo a tabela de margens e custos em Configurações e depois Integrações e por último Marketplaces.
O que é o relatório financeiro por pedido?
Ele traz para o vendedor todas as informações financeiras relevantes de cada pedido, permitindo filtrar essas informações por data, marketplace/loja, status, número de pedido, porcentagem de lucro e custo do produto. Isso significa que o vendedor terá controle real sobre todos os custos, despesas e lucros em cada pedido, automatizando essas informações.
- Data do pedido: Data em que o pedido foi feito.
- Loja: Canal de venda em que foi feito o pedido.
- Número do pedido: Número do pedido dentro do canal de venda.
- Número do carrinho: Preenchido caso o pedido tenha sido feito em um carrinho.
- Status: Exibe o status atual do pedido, ou seja, se ele já foi entregue, se está em separação, etc.
- SKU: O(s) SKU(s) desse pedido dentro do sistema.
- Custo total do produto: O valor do preço de custo do seu produto no momento da importação da venda no Magis5 Hub (esse valor é sempre o que foi cadastrado no seu ERP). Se quiser saber como atualizar este valor, clique aqui.
- Valor total do produto: Esse campo refere-se ao valor final do anúncio (considerando apenas o valor de anúncio do produto sem taxas).
- Frete: Valor de frete do pedido (lembre-se que este valor não está integrado para todos os marketplaces).
- Outras despesas: Caso exista alguma taxa especifica para esse pedido, essa taxa será refletida neste campo.
- Valor total do pedido: O valor final do pedido já com todas as taxas e custos consideradas.
- Comissão: Valor em reais da comissão do marketplace com base no cálculo de taxas cobradas pelo marketplace.
- Comissão (%): Representatividade da comissão do marketplace em porcentagem.
Descontos: Descontos aplicados ao pedido, por exemplo, cupons. - Frete grátis: Caso o pedido seja frete grátis para o comprador, este campo irá exibir o valor do frete absolvido pelo seller e/ou marketplace.
- Total líquido: Valor em reais total líquido do pedido, abatido todas as taxas, comissões, fretes, etc.
- Lucro bruto: Valor em reais final do lucro bruto, feito com base no total líquido subtraindo o custo do produto.
- Porcentagem: Porcentagem de lucro sobre o pedido.
- ID Canal Marketplace: ID do anúncio vinculado ao pedido dentro do canal de venda.
- Tipo de logística: Logística aplicada ao pedido.
- Número NF: Número da Nota Fiscal vinculada ao pedido.
Aparecerão no relatório apenas pedidos posteriores à janeiro de 2022.
Caso o sistema ainda não exiba seus pedidos neste relatório, fique calmo! 😊 Por ser uma funcionalidade implementada recentemente, estamos trabalhando no nosso banco de dados para que os pedidos antigos sejam importados corretamente para todos nossos sellers. Pedidos a partir de 02/03/2022 estão aparecendo em tempo real.