O que achou do artigo ?

Este conteúdo só se aplica a clientes Magis5, pois é uma função do sistema. Você é um cliente Magis5?

Como gerar relatório financeiro por pedido no Magis5

Pensando em trazer para o seller um maior controle sobre os pedidos e os custos envolvidos, o Magis5 criou mais uma opção de relatório para você.


Antes de aprendermos como funciona o relatório financeiro, é importante entender as regras que se aplicam a ele:

  • Esse relatório pode ser utilizado tanto por vendedores que utilizam a precificação automática da Magis5 quanto por aqueles que optam por precificar manualmente seus anúncios. As informações refletidas serão exibidas de acordo com a configuração do seller.
  • Apenas as comissões do Mercado Livre e Shopee são preenchidas com dados diretamente integrados. Outros marketplaces é utilizam o campo "margens e custo" configurados nos produtos e nos marketplaces.
  • Os valores fixos cobrados nos pedidos (como taxas de frete) são somados no campo Comissões e apresentados como a porcentagem total de comissão cobrada.
  • A Americanas Marketplace (B2W) e Magazine Luiza não nos fornecem o valor cobrado de frete grátis, mas é possível ter um valor médio preenchendo a tabela de margens e custos em Configurações e depois Integrações e por último Marketplaces.

O que é o relatório financeiro por pedido?

Ele traz para o vendedor todas as informações financeiras relevantes de cada pedido, permitindo filtrar essas informações por data, marketplace/loja, status, número de pedido, porcentagem de lucro e custo do produto. Isso significa que o vendedor terá controle real sobre todos os custos, despesas e lucros em cada pedido, automatizando essas informações.

Para acessar o relatório, vá até "Financeiro" e depois clique em "Por pedido".
 
Após isso, é possível aplicar filtros e perceba que aparecerá em tela todos os pedidos que se encaixam no filtro utilizado.

default

  • Data do pedido: Data em que o pedido foi feito.
  • Loja: Canal de venda em que foi feito o pedido.
  • Número do pedido: Número do pedido dentro do canal de venda.
  • Número do carrinho: Preenchido caso o pedido tenha sido feito em um carrinho.
  • Status: Exibe o status atual do pedido, ou seja, se ele já foi entregue, se está em separação, etc.
  • SKU: O(s) SKU(s) desse pedido dentro do sistema.
  • Custo total do produto: O valor do preço de custo do seu produto no momento da importação da venda no Magis5 (esse valor é sempre o que foi cadastrado no seu ERP). Se quiser saber como atualizar este valor, clique aqui.
  • Valor total do produto: Esse campo refere-se ao valor final do anúncio (considerando apenas o valor de anúncio do produto sem taxas).
  • Frete: Valor de frete do pedido (lembre-se que este valor não está integrado para todos os marketplaces).
  • Outras despesas: Caso exista alguma taxa especifica para esse pedido, essa taxa será refletida neste campo.
  • Valor total do pedido: O valor final do pedido já com todas as taxas e custos consideradas.
  • Comissão: Valor em reais da comissão do marketplace com base no cálculo de taxas cobradas pelo marketplace. 
  • Comissão (%): Representatividade da comissão do marketplace em porcentagem.
    Descontos: Descontos aplicados ao pedido, por exemplo, cupons.
  • Frete grátis: Caso o pedido seja frete grátis para o comprador, este campo irá exibir o valor do frete absolvido pelo seller e/ou marketplace.
  • Total líquido: Valor em reais total líquido do pedido, abatido todas as taxas, comissões, fretes, etc.
  • Lucro bruto: Valor em reais final do lucro bruto, feito com base no total líquido subtraindo o custo do produto.
  • Porcentagem: Porcentagem de lucro sobre o pedido. 
  • ID Canal Marketplace: ID do anúncio vinculado ao pedido dentro do canal de venda.
  • Tipo de logística: Logística aplicada ao pedido.
  • Número NF: Número da Nota Fiscal vinculada ao pedido.

Aparecerão no relatório apenas pedidos posteriores à janeiro de 2022.

Caso o sistema ainda não exiba seus pedidos neste relatório, fique calmo! 😊 Por ser uma funcionalidade implementada recentemente, estamos trabalhando no nosso banco de dados para que os pedidos antigos sejam importados corretamente para todos nossos sellers. Pedidos a partir de 02/03/2022 estão aparecendo em tempo real.


BannerUniversidade