É possível gerar um orçamento tanto pelo PDV - Modo Loja quanto pelo PDV - Modo Representante no Magis5 ERP.
No PDV - Modo Loja, os vendedores têm a capacidade de criar orçamentos para os clientes no momento da venda. Eles podem adicionar os produtos desejados ao pedido, ajustar preços, quantidades e aplicar descontos, caso necessário. Ao finalizar a venda como um orçamento, o sistema irá gerar um documento que pode ser impresso ou enviado por e-mail ao cliente. O orçamento gerado pelo PDV - Modo Loja é imediatamente registrado no sistema e pode ser convertido em venda posteriormente, se o cliente optar por efetivar a compra.
Já no PDV - Modo Representante, os representantes comerciais têm a capacidade de gerar orçamentos para os clientes durante suas visitas ou negociações. Eles podem selecionar os produtos desejados, inserir quantidades, ajustar preços, aplicar descontos e outras informações relevantes. Assim como no PDV - Modo Loja, o orçamento gerado no PDV - Modo Representante também pode ser impresso ou enviado ao cliente por e-mail. O representante pode registrar múltiplos orçamentos e, posteriormente, convertê-los em vendas quando a negociação for finalizada.
Para informações sobre como gerar um orçamento no modo loja, clique aqui.
Para informações sobre como gerar um orçamento no modo representante, clique aqui.
Para editar um orçamento e transformá-lo em uma venda, na barra de menus, clique em: Vendas → Consulta de Vendas:
No módulo de “Vendas”, com a ajuda dos filtros, localize o orçamento desejado.
No exemplo abaixo, filtramos as vendas realizadas no do dia 03/01/2023 à 07/01/2023 com status: “Orçamento”:
Ao localizar o orçamento, é possível visualizar o estoque dos produtos do orçamento, visualizar o orçamento, editá-lo, emitir a nota fiscal manual e excluí-lo.
Ao clicar no botão de edição, apontado pela seta, é possível validar o orçamento.
Com isso, o orçamento se transforma em uma venda, sendo redirecionado para o PDV - Modo Representante, onde é possível editá-la, inserir métodos de pagamento e envio.
EDITANDO UM ORÇAMENTO
Após clicar em “Editar Orçamento”, a tela do PDV - Modo Representante será exibida. Os dados do cliente, bem como os produtos serão carregados. Veja que o número do orçamento é exibido na barra superior:
Após conferir os dados do cliente e os produtos, é hora de informar as formas de pagamento e as informações de entrega.
FORMAS DE PAGAMENTO
As formas de pagamento deverão ser previamente configuradas no PDV. Para saber mais sobre as configurações do PDV, clique aqui.
Ainda no PDV, clique na aba “Formas de Pagamento”:
O saldo devedor é utilizado para estabelecimentos com a permissão de venda depósito. Para mais informações, clique aqui.
Para realizar um pagamento, basta selecionar a forma de pagamento utilizada. É possível inserir mais de um método de pagamento por venda. Para isso, basta selecionar o primeiro método, informar o primeiro valor a ser pago e clicar em “Receber”. Depois, selecione o método seguinte e repita a operação. No exemplo abaixo, selecionamos “Cartão de Crédito”, “Transferência Bancária/PIX” e “Cartão de Débito”:
Caso o cliente não tenha sido vinculado à venda no início do processo ou caso queira alterar o cliente vinculado, é possível realizar estes procedimentos na tela de pagamento.
Para remover um cliente vinculado, basta clicar no “x” ao lado do nome do cliente (número 2) e selecionar um novo cliente (seja clicando no retângulo e digitando o nome dele) ou clicando no botão de busca (número 3).
Obs: Não é possível vincular um cliente no início da venda e, neste campo vincular outro. É necessário que apenas um cliente seja vinculado à venda.
A data de lançamento é optativa. Caso o vendedor esteja realizando uma venda retroativa, é possível informar a data no campo identificado pelo número 4.
Assim como na aba “Produtos”, caso haja necessidade de inserir alguma informação sobre esta venda, basta anotá-la em “Observação”.
INFORMAÇÕES DE ENTREGA
Clique na aba “Informações de Entrega” e selecione as opções de entrega da venda realizada:
- Formas de Entrega: As Formas de Entrega deverão ser previamente cadastradas no PDV;
- Condição de Entrega: CIF (Cost, Insurance and Freight - significa que o frete e o seguro são pagos pelo fornecedor) ou FOB (Free On Board - significa que o frete e o seguro são pagos pelo cliente);
- Endereço de Entrega: Caso o cliente possua mais e um endereço de entrega cadastrado, é possível determinar qual será o utilizado;
- UTM Source: Utilizado para informar qual foi a fonte da venda. .
- NFe? Este campo é utilizado para sinalizar ao financeiro se essa venda terá emissão de Nota Fiscal.
Após finalizar, basta gerar o pedido.
O botão “Cancelar Venda” faz com que todas as informações em tela sejam limpas, ou seja, ele remove todos os produtos, descontos e cliente vinculados da venda;
O botão “Verificar Venda” é utilizado para verificar se os produtos que estão no carrinho possuem estoque no momento da venda;
O botão “Reprovar” é exibido apenas ao financeiro para reprovar a venda após análise. O status é alterado para “Não liberado Financeiro” e o orçamento não é liberado;
O botão “Aprovar” é exibido apenas ao financeiro para aprovar a venda após análise. A venda é gerada com o status “Liberado Financeiro”;
O botão “Rascunho” mantém o orçamento, apenas aplicando as atualizações realizadas;
O botão “Gerar Pedido” finaliza a venda, gerando um pedido.
Observação: Nas configurações do empreendimento é possível determinar que cada botão deste (Rascunho e Gerar Pedido) envie o pedido para um status diferente.
OUTRAS FUNÇÕES:
No cabeçalho da tela de vendas, temos cinco botões:
- Monitor (número 1): Representa o status de comunicação com o Client instalado na máquina.
Quando vermelho: significa que o Artemis5 não se comunicou com o servidor Web Socket;
Quando amarelo: significa que o Artemis5 se comunicou com o servidor Websocket, mas não se comunicou com o Client;
Quando verde: significa que o Artemis5 e o Cliente estão se comunicando corretamente.
- Trocar Vendedor (número 2): Utilizado para selecionar um vendedor ou alterar o vendedor da venda. Basta clicar no botão e selecioná-lo;
- Mais Opções (número 3): Contém alguns campos importantes:
- Minhas Vendas: O usuário é redirecionado para o módulo de Vendas;
- Reprocessar Cupom Fiscal: É possível reprocessar o cupom fiscal (quando SAT, há um limite de 30 minutos após a venda);
- Cancelar Cupom Fiscal: É possível cancelar um cupom fiscal (quando SAT, há um limite de 30 minutos após a venda);
- Re-imprimir Cupom Não Fiscal: É possível re-imprimir um cupom não fiscal de uma venda já finalizada;
- Transferência: O usuário é redirecionado para o módulo de transferência;
- Novo Cliente: No modo representante, o usuário é redirecionado para a tela de dados do cliente;
- Fechamentos de Caixa: É um histórico de movimento de caixa do operador selecionado. É possível visualizar ou imprimir os fechamentos anteriores:
- Incluir Reforço: Utilizado para inserir troco no caixa. Informe o valor, a conta de origem, o plano de contas e alguma informação que achar necessária. É possível imprimir um comprovante de reforço clicando no checkbox abaixo de observação. Após preencher todos os campos, clique em “Aplicar Reforço”:
- Efetuar Sangria: Utilizado para retirar um valor do caixa. Informe o valor, a conta de destino, o favorecido, o plano de contas e alguma informação que achar necessária. É possível imprimir um comprovante de sangria clicando no checkbox abaixo de observação. Após preencher todos os campos, clique em “Aplicar Sangria”:
- Fechar Caixa: Utilizado para realizar o fechamento do caixa. Caso haja entrada em dinheiro, é necessário selecionar a conta de destino (o Artemis5 considera que todo o dinheiro será removido). Após informar a conta de destino, clique em Fechar PDV:
Após clicar em “Fechar PDV”, é disponibilizado um “Relatório de Movimentação de Caixa” com todo o histórico de entrada e saída do movimento em questão. É possível imprimir ou exportar para o Excel:
Observação: Dependendo das configurações do empreendimento, o orçamento poderá ser utilizado para reservar estoque dos produtos desejados.