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[Magis5 ERP] Como gerar um relatório com Business Intelligence (BI)?

O relatório de Business Intelligence (BI) é uma ferramenta utilizada para obter insights analíticos sobre um empreendimento.

Essa ferramenta permite extrair informações precisas e detalhadas sobre o empreendimento, por meio de um conjunto de filtros configuráveis. Com isso, é possível visualizar dados específicos, arrastando e movendo os campos para as diferentes áreas do relatório.


Para acessar o relatório de BI, clique em: Gerenciamento→ Business Intelligence: 

Para gerar um relatório, é necessário entender o funcionamento deste módulo. 

No canto lateral direito estão os filtros, sendo o primeiro campo “Visão”: 

Em “Visão” estão todos os relatórios disponíveis. Cada relatório traz um conjunto de filtros específicos onde é possível combiná-los e então, trazer os resultados desejados. Os filtros “Data Inicial” e “Data Final” são exibidos em todas as visões. 

Como exemplo, temos o relatório “Produtos Vendidos” que traz uma vasta quantidade de filtros: 

Para visualizar o relatório, é obrigatório informar uma “Data Inicial” e “Data Final”. Os outros filtros são optativos. 

Após selecionar os filtros desejados e clicar em “Aplicar Filtro”, o relatório é gerado: 

Diferente dos relatórios tradicionais onde todos os campos são fixos, no relatório de BI é possível editar todas as colunas e montar seu próprio relatório, de acordo com as informações desejadas. 

MONTAGEM DO RELATÓRIO

O relatório é composto por “Colunas Disponíveis” (Verde), ”Colunas Utilizadas” (Azul) e “Linha” que trabalham em conjunto:  

A Coluna Disponível (Verde) traz todas as colunas que não fazem parte do relatório gerado e que podem ser inseridas. 

A Coluna Utilizada (Azul) traz todas as colunas que já estão inseridas no relatório (e que podem ser removidas, caso os dados não sejam necessários). 

A Linha é utilizada para agregar uma nova linha ao relatório. 

Para inserir uma coluna ao relatório, basta clicar em um item da coluna Verde e arrastá-lo até a coluna Azul. No exemplo abaixo, foi selecionado “Valor Vendido” e o posicionado entre “Qtd. Vendida” e “% Markup”: 

Para posicionar um item, basta segurar o clique do mouse e seguir o pontilhado. Onde ele estiver, será onde o item será posicionado: 

Após soltar o clique, a coluna será criada exatamente onde está posicionado o item: 

Para remover uma coluna, basta realizar o mesmo procedimento, porém, movendo o item da coluna Azul para a coluna Verde: 

Após mover o item, repare que a coluna foi removida do relatório: 

Observação: De acordo com o tamanho do seu monitor ou de quantas colunas seu relatório tiver, a coluna verde mudará de posição, ficando acima do relatório. O processo para inserção ou remoção de colunas permanece o mesmo. 

Para inserir uma nova linha ao relatório, basta clicar em alguma “Coluna Disponível” (Verde) e arrastar até o campo reservado para “Linha”. Uma nova linha é inserida no relatório com as informações detalhadas. 

No exemplo abaixo, foi criado uma nova linha “Vendedor”. Os resultados dos valores vendidos são detalhados no campo de cada vendedor: 

É possível agrupar as informações do relatório com base nas colunas e linhas inseridas. 

Por exemplo, ao remover as colunas “Produto” e “Qtd. Vendida” e inserir a seguinte composição, o relatório agrupou todas as categorias dentro de seu devido fabricante, separando os valores vendidos por plataforma: 

Se remover todas as linhas e colunas e manter apenas “Plataforma”, assim como exibido abaixo, o Artemis5 irá agrupar toda as vendas por plataforma. Ideal para ter uma visão de quanto está sendo vendido por plataforma utilizada, por exemplo: 

Ao lado de cada coluna disponível há uma seta apontada para baixo (▼). Ao clicar nessa seta é possível determinar quais dados serão exibidos e quais não serão. Também é possível Selecionar todos os itens e deletar todos os itens, bem como filtrar por algum valor específico. 

No exemplo abaixo, removi “Magazine Luiza” e “Mercado Livre” do relatório: 

Também é possível mudar o tipo de relatório. O padrão e mais utilizado é o formato “Tabela”, porém, ao clicar no botão apontado pela seta, é possível alterar para o tipo desejado:

No exemplo abaixo, foi selecionado o tipo “Gráfico de Colunas Agrupadas”: 

As informações serão as mesmas em todos os relatórios, porém, a forma de visualização mudará de acordo com o tipo selecionado. 

A coluna “Totais” é a única coluna fixa no relatório e todos os valores apresentados por ela são numerais. Ao clicar no botão abaixo, apontado pela seta, é possível determinar qual será a informação exibida pelo “Totais”. Logo acima, temos o campo de “Ação” que determina qual será a ação que a coluna “Totais” irá tomar. 

No relatório abaixo, está selecionado “Soma” e “Valor Vendido”, logo, a coluna “Totais” irá somar todos os valores vendidos com base na quantidade de vendas de cada item: 

Ambos os campos são passíveis de alteração de acordo com as informações desejadas. 

Ao lado, temos os botões de ordenação: 

A seta ↕️ ordena os totais de forma padrão, crescente (↓) ou decrescente (↑) ao clicar sobre ela. Por exemplo, ao clicar e alterar a seta para ↓, a coluna “Totais” torna-se crescente:

A seta ↔ ordena as colunas por quantidade de vendas, sendo ordenação padrão (↔), crescente (→) ou decrescente (←). Por exemplo, ao clicar e alterar a seta ↔ para →, as colunas vendedores são alinhadas de forma que os vendedores fiquem ordenados por ordem crescente (de menos vendas para mais vendas):

SALVANDO A VISÃO CONFIGURADA

Após configurar o relatório com a visão que mais se adequa ao seu modelo de negócio, é possível salvá-lo para que, todas as vezes que precisar consultar o relatório, o modelo esteja configurado da maneira desejada. 

Para isso, no rodapé do filtro, clique sobre “Salvar Modelo/Layout”, insira um nome para seu relatório e clique em “confirmar: 

Prontinho, o modelo está salvo. Para consultá-lo, basta selecionar a “Visão” desejada, ao clicar em “Modelos Definidos por Você”:

Observação: Os filtros não são salvos, apenas a disposição das colunas do relatório. 

Caso deseje algum relatório que não esteja disponível no Artemis5, basta entrar em contato com nosso time de suporte para avaliarmos a solicitação, clicando aqui.

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