O que achou do artigo ?

Este conteúdo só se aplica a clientes Magis5 HUB, pois é uma função do sistema. Você é um cliente Magis5 HUB?

[Magis5 ERP] Como configurar um terminal de atendimento no modo representante?

O Terminal de Atendimento é utilizado para concretizar as vendas realizadas dentro da plataforma. Essa área é onde ocorre o processo final de uma transação comercial.

O Terminal de Atendimento, também conhecido como caixa ou PDV (Ponto de Venda), oferece duas modalidades de utilização: o "modo loja" e o "modo representante".

No "modo loja", o Terminal de Atendimento é utilizado quando o cliente está presente para efetuar a compra. É a forma tradicional de operação em estabelecimentos físicos, como lojas varejistas. Nessa modalidade, os produtos são selecionados, as formas de pagamento são definidas e a venda é concluída na presença do cliente. Todo o processo ocorre de forma imediata e não requer aprovação adicional do financeiro ou processo de expedição. 

Já no "modo representante", o Terminal de Atendimento é utilizado por representantes comerciais que atuam em atacados, distribuidoras ou vendas externas. Nessa modalidade, o representante pode realizar vendas em nome da empresa, mesmo estando fora do estabelecimento físico. Essa funcionalidade permite a emissão de pedidos, cálculo de descontos, definição de condições comerciais e registro de informações relevantes para a negociação. Os pedidos realizados no "modo representante" são processados posteriormente pelo empreendimento.

Então, antes de iniciarmos qualquer venda é necessário configurar um terminal de atendimento. 

Para isso, na barra de menus, clique em: Configurações → Empresa - Terminais de Atendimento: 


Para cadastrar um terminal de atendimento no modo loja, clique aqui: Como configurar um terminal de atendimento no modo loja?

Para cadastrar um terminal de atendimento no modo representante, siga os passos abaixo:

Na tela de Terminais de Atendimento, preencha os campos:

  • Descrição: Informe qual será o nome deste terminal de atendimento. É recomendado que a descrição corresponda ao nome do operador do caixa, uma vez que apenas um operador irá utilizá-lo. Por exemplo: Cx João Paulo. 
  • IP: Não é necessário o preenchimento. Este campo é utilizado apenas no terminal de atendimento modo loja. 
  • Qtd. Vias Impressão: Informe quantas vias de impressão do cupom não fiscal serão impressas ao finalizar uma venda.
  • ID Externo: Caso utilize um PDV externo, informe o ID.
  • Acesso: Selecione “Ambos”.
  • Operação Padrão: É um campo optativo. Por padrão, não é recomendado que selecione nehuma operação, salvo exceção onde o terminal de atendimento será utilizado para apenas um tipo de venda. 
  • Modelo de Impressora: Informe qual o modelo da impressora que irá imprimir os cupons.
  • Permitir selecionar o tipo de venda via caixa? Neste campo é definido a forma que este terminal de atendimento irá trabalhar. Ao selecionar “Sim”, é exibido um campo ao lado de ID Externo chamado “Modo de Vendas”, onde é possível selecionar: modo loja ou modo representante. Neste caso, selecione "modo depósito". 
  • Emitir NFC-e? Se selecionar “Sim”, será obrigatório a emissão do cupom fiscal por este terminal de atendimento. Neste caso, selecione "Não". 
  • Exibir Lembrete para trocar de vendedor? Considerando que nem todo operador de caixa atua como vendedor, essa configuração é utilizada para lembrar o operador de caixa de alterar o nome do vendedor em cada registro de venda. Caso não seja feita a alteração, todas as vendas serão registradas em nome do operador.

Segue um exemplo de um caixa configurado: 

Ao lado da aba "Produtos", encontra-se a aba "Depósitos", onde é possível configurar de quais depósitos este terminal de atendimento descontará os produtos. Para isso, selecione os depósitos e informe qual a ordem de saída dos produtos:

 

UTILIZANDO UM PDV - MODO REPRESENTANTE

Após realizar a configuração do terminal de atendimento, é necessário vincular o representante comercial ao PDV do estabelecimento, uma vez que o representante não utilizará o mesmo terminal todas as vezes. 

Para isso, na tela de terminais, identifique o ID do terminal de atendimento cadastrado: 

Agora, no módulo de usuários, localize o cadastro do representante que será vinculado ao terminal e insira o ID do terminal no campo “ID Caixa Padrão:

Após finalizar a inserção, clique em salvar. 

Prontinho, o representante poderá utilizar o PDV - modo representante em qualquer computador, independente o local. 

Observação: Caso um representante tenha acesso a mais de um estabelecimento, é possível vincular seu cadastro a todos, desde que, em cada empreendimento ele possua um terminal de atendimento configurado. Por exemplo: 

 

Universidade Magis5