O Terminal de Atendimento é utilizado para concretizar as vendas realizadas dentro da plataforma. Essa área é onde ocorre o processo final de uma transação comercial.
O Terminal de Atendimento, também conhecido como caixa ou PDV (Ponto de Venda), oferece duas modalidades de utilização: o "modo loja" e o "modo representante".
No "modo loja", o Terminal de Atendimento é utilizado quando o cliente está presente para efetuar a compra. É a forma tradicional de operação em estabelecimentos físicos, como lojas varejistas. Nessa modalidade, os produtos são selecionados, as formas de pagamento são definidas e a venda é concluída na presença do cliente. Todo o processo ocorre de forma imediata e não requer aprovação adicional do financeiro ou processo de expedição.
Já no "modo representante", o Terminal de Atendimento é utilizado por representantes comerciais que atuam em atacados, distribuidoras ou vendas externas. Nessa modalidade, o representante pode realizar vendas em nome da empresa, mesmo estando fora do estabelecimento físico. Essa funcionalidade permite a emissão de pedidos, cálculo de descontos, definição de condições comerciais e registro de informações relevantes para a negociação. Os pedidos realizados no "modo representante" são processados posteriormente pelo empreendimento.
Então, antes de iniciarmos qualquer venda é necessário configurar um terminal de atendimento.
Para isso, na barra de menus, clique em: Configurações → Empresa - Terminais de Atendimento:
Para cadastrar um terminal de atendimento no modo loja, clique aqui: Como configurar um terminal de atendimento no modo loja?
Para cadastrar um terminal de atendimento no modo representante, siga os passos abaixo:
Na tela de Terminais de Atendimento, preencha os campos:
- Descrição: Informe qual será o nome deste terminal de atendimento. É recomendado que a descrição corresponda ao nome do operador do caixa, uma vez que apenas um operador irá utilizá-lo. Por exemplo: Cx João Paulo.
- IP: Não é necessário o preenchimento. Este campo é utilizado apenas no terminal de atendimento modo loja.
- Qtd. Vias Impressão: Informe quantas vias de impressão do cupom não fiscal serão impressas ao finalizar uma venda.
- ID Externo: Caso utilize um PDV externo, informe o ID.
- Acesso: Selecione “Ambos”.
- Operação Padrão: É um campo optativo. Por padrão, não é recomendado que selecione nehuma operação, salvo exceção onde o terminal de atendimento será utilizado para apenas um tipo de venda.
- Modelo de Impressora: Informe qual o modelo da impressora que irá imprimir os cupons.
- Permitir selecionar o tipo de venda via caixa? Neste campo é definido a forma que este terminal de atendimento irá trabalhar. Ao selecionar “Sim”, é exibido um campo ao lado de ID Externo chamado “Modo de Vendas”, onde é possível selecionar: modo loja ou modo representante. Neste caso, selecione "modo depósito".
- Emitir NFC-e? Se selecionar “Sim”, será obrigatório a emissão do cupom fiscal por este terminal de atendimento. Neste caso, selecione "Não".
- Exibir Lembrete para trocar de vendedor? Considerando que nem todo operador de caixa atua como vendedor, essa configuração é utilizada para lembrar o operador de caixa de alterar o nome do vendedor em cada registro de venda. Caso não seja feita a alteração, todas as vendas serão registradas em nome do operador.
Segue um exemplo de um caixa configurado:
Ao lado da aba "Produtos", encontra-se a aba "Depósitos", onde é possível configurar de quais depósitos este terminal de atendimento descontará os produtos. Para isso, selecione os depósitos e informe qual a ordem de saída dos produtos:
UTILIZANDO UM PDV - MODO REPRESENTANTE
Após realizar a configuração do terminal de atendimento, é necessário vincular o representante comercial ao PDV do estabelecimento, uma vez que o representante não utilizará o mesmo terminal todas as vezes.
Para isso, na tela de terminais, identifique o ID do terminal de atendimento cadastrado:
Agora, no módulo de usuários, localize o cadastro do representante que será vinculado ao terminal e insira o ID do terminal no campo “ID Caixa Padrão:
Após finalizar a inserção, clique em salvar.
Prontinho, o representante poderá utilizar o PDV - modo representante em qualquer computador, independente o local.
Observação: Caso um representante tenha acesso a mais de um estabelecimento, é possível vincular seu cadastro a todos, desde que, em cada empreendimento ele possua um terminal de atendimento configurado. Por exemplo: