1. Central de ajuda
  2. Cadastros
  3. Cadastrar característica do produto

Tabela de Medidas do Mercado Livre

Nesse artigo iremos compreender o que é a Tabela de Medidas que o Mercado Livre utiliza e como usá-la no Magis5

A Tabela de Medidas do Mercado Livre é uma padronização de medidas que permite aos compradores ter uma melhor experiência no momento da escolha de um produto, evitando trocas por numeração errada e/ou reclamações. Exemplo de tabela de medidas: 

O Mercado Livre, considera o tipo do produto (categoria) para o tipo de tabela (tamanho, dimensão, etc) e disponibiliza tabelas no padrão da marca e/ou a tabela padrão do próprio marketplace que possa escolher uma dentre elas e realizar a associação ao produto, a que melhor o represente, ou seja, você terá duas opções de tabela, tabela disponibilizada pela marca e a tabela disponibilizada pelo marketplace (Mercado Livre), a escolha de qual utilizar fica à sua escolha.

TIPOS DE TABELA:

A recomendação do Mercado Livre é para que você considere como prioritária a associação da tabela da marca, caso você perceba que a tabela da marca não atende seu produto, você deve seguir com a associação da tabela padrão do Mercado Livre, caso você identifique ainda que a tabela padrão não atende, é possível também personalizar uma tabela.
Tabela personalizada: A tabela personalizada é recomendada em último caso, pois ao seguir com essa opção, as dimensões a serem exibidas no seu anúncio serão de sua responsabilidade.

Sabendo disso, vamos aprender como criar anúncios desta maneira dentro do Magis5?

Primeiro é importante sabermos que o anúncio deve ter sido criado ou importado dentro da plataforma. Não sabe como importar um anúncio? Clique aqui e veja nosso manual sobre o assunto. 

Editar um anúncio ainda não publicado

Considerando que temos um produto já criado e/ou importado e não foi publicado ainda é possível visualizá-lo em “Publicar anúncios”:

Na tela de publicar anúncios, procure pelo anúncio que você deseja editar e/ou criar a tabela e clique em "Editar":

Devemos editar a ficha técnica do produto para definir sua Tabela de Medidas e seu tamanho. Como requisito para habilitar seleção de tabela é necessário informar a marca e categoria do produto, lembre-se que para isso você pode utilizar nossa categorização automática. 


Com os campos preenchidos, será exibido o campo “Tabela de medidas”:

Com uma tabela definida é possível agora selecionar o tamanho do produto. Os tamanhos estão limitados à tabela escolhida. Há duas maneiras para definição de tamanho, uma para quando é um produto com variação, outra quando não é.
Para um produto não variação, a definição é feita na própria tabela escolhida:

Caso seja um produto com variação, não haverá opção de escolha de tamanhos na tabela:

Portanto, a definição de tamanho deve ser feita para cada produto na aba de “Variações":

Você, seller, faz associação da tabela ao produto, automaticamente o Magis entende que essa informação é relevante para os outros anúncios deste mesmo produto que ainda não tem nenhuma tabela definida e não estão publicados. 

Para anúncios que já têm uma tabela associada, a alteração deverá ser feita de maneira manual dentro do mesmo, como indicado acima.


Editando e/ou criando uma tabela para um anúncio já publicado

Produtos -> Meus Anúncios

Clique em "Editar"

Ps: Caso não tenha alguma tabela de medidas envolvida naquele título de domínio, a seção de Tabelas de Medidas ficará indisponível. 

Com as informações de marca e categoria, o Magis5 irá buscar todas as tabelas disponibilizadas para esse produto pelo Mercado Livre:

Perceba que caso você já tenha tabelas pré-definidas o Magis irá traze-las para você, caso contrário você terá que criar uma tabelas com as informações que você desejar, também é possível editar uma tabela ja criada. 

Para criar uma nova tabela basta clicar em "Criar tabela":

Aparecerá as informações para serem preenchidas, basta as preencher da melhor maneira que lhe servir:

Para adicionar mais informações a tabela, basta clicar em "adicionar tamanho"
Caso já tenha selecionado uma tabela, é possível copiá-la e editar as informações carregadas:

E somente quando selecionar uma tabela personalizada é possível editá-la:

O primeiro campo a ser preenchido é o Nome da tabela e logo em seguida selecionar o tamanho que quer que o comprador veja no anúncio.

Para editar as informações da tabela, basta preencher e/ou alterar os campos disponibilizados no carregamento da mesma. Para incluir linhas na tabela é necessário clicar em "Adicionar tamanho" que uma nova linha ficará disponível para edição:

Para salvar a tabela criada, basta clicar em "Enviar"

Após selecionar qual tabela é a correta para o produto e fizer a associação dela para com o produto, ela já irá aparecer dentro do seu anúncio no ML. 

É importante saber também que após a criação da tabela associada ao produto, a tabela irá refletir automaticamente em todos os anúncios desse produto dentro do Mercado Livre na primeira edição, sendo assim, você seller não tem a necessidade de efetuar a configuração e/ou cadastro da tabela manualmente em todos os anúncios deste SKU em questão, por exemplo:
Você seller faz a criação e associação da tabela no produto, automaticamente o Magis entende que essa informação é relevante para os outros anúncios desse mesmo produto que ainda não tem nenhuma tabela definida, para anúncios que já tem uma tabela associada nele, a edição e/ou alteração deverá ser feita de maneira manual dentro do mesmo.

Definindo tabela de medidas dentro do Mercado Livre

Caso você queira definir sua tabela diretamente no Mercado Livre, também é possível, mas lembre-se você pode fazer tudo a partir do Magis5!
Quando estiver cadastrando seu produto o Mercado Livre disponibilizará uma tabela padrão a partir do produto cadastrado e também disponibilizará a opção de personalização de tabela:

O próximo passo é definir os tamanhos do seu produto e com as respectivas quantidades disponíveis para venda.


Basta selecionar qual tabela melhor se encaixa ou se for o caso, efetuar a criação de uma nova tabela e logo após, dar sequência na criação do seu produto.