Como utilizar o Módulo de Compras

Entenda como é a funcionalidade de Compras disponível dentro do nosso sistema.

Antes de aprendermos como funciona o módulo de compras é importante pontuar que:

- Para que o módulo funcione corretamente, é preciso que os seus produtos estejam com o fornecedor cadastrado corretamente, ou seja, se o seu produto "A" é vendido pelo fornecedor "B", é preciso que essas informações estejam cadastradas corretamente no Magis5 ou que estejam corretas em seu ERP para ser importada para o Magis5.

- Caso o campo "fornecedor" não esteja preenchido corretamente, o Magis5 vai considerar a informação "marca" para a utilização desta funcionalidade, sabendo disso é preciso deixar as configurações como melhor corresponda a sua realidade para que a utilização do módulo faça sentido. 

 

Como associar o fornecedor ao produto dentro do Magis5.

Vá em Produtos -> Produtos e anúncios -> Cadastro 

Selecione o produto que deseja efetuar a associação, você pode filtrar o seu produto por SKU no campo correspondente, digite o SKU e depois clique em "Buscar":

Clique nas "3 bolinhas" e posteriormente em "Editar"

Vá até o campo "Fornecedor" e selecione o fornecedor correto para este produto

Logo após basta clicar em "Atualizar"

Lembre-se, o fornecedor somente irá aparecer nessa janela caso ele tenha sido cadastrado previamente dentro do Magis5. 

- Para aprender como cadastrar o seu fornecedor no Magis5 veja nosso manual sobre o assunto clicando aqui

 

Como utilizar o Módulo de Compras do Magis5.

Após efetuar as devidas configurações de fornecedores vá em: Pedidos -> Compras -> Pedidos de Compras

A tela carregada irá lhe trazer os pedidos de compra em aberto. 

 

Para gerar uma nova previsão de compras, utilize o botão "Gerar previsão de compras".

Aguarde alguns minutos e clique no botão "buscar", irá aparecer na sua tela previsões de compra.


Para gerar a sua previsão de compra, o Magis5 irá utilizar todos os pedidos que estiverem no status "sem estoque" e, além disso,  gerar um relatório com todas as vendas que aconteceram nos últimos 30 dias, com base nisso criar uma média de vendas dos seus SKUs e compará-lo com o estoque atual dos produtos para entender se há necessidade de antecipar a reposição. 

Desta forma será criada uma previsão de compra considerando a demanda de vendas dos 30 dias anteriores e  os pedidos sem estoque. 

O Magis5 irá separar os relatórios pelo nome do fornecedor cadastrado, ou seja, irá organizar os pedidos de compra pelos produtos designados de cada fornecedor. 

Selecione o seu fornecedor e clique no ícone de lápis para editar.


O relatório exibido irá disponibilizar para você o valor médio de custo unitário do seu produto, ou seja, iremos considerar todo o histórico de preço custo do seu produto e apresentar o valor médio que ele tem de acordo com as informações salvas em nosso banco de dados.

O campo valor unitário virá preenchido com este valor médio, mas você pode alterá-lo de acordo com o valor atual de compra do seu produto. 

Para facilitar a análise do pré pedido gerado, serão exibidas as colunas de quantidade comprado, quantidade estoque, quantidade vendida e qual a quantidade sugerida para compra.

Você pode editar esta quantidade a comprar de acordo com o seu entendimento de necessidade de reposição do produto ou até mesmo excluir o item do seu pedidos caso, por exemplo, você não queira mais trabalhar com ele.

No cabeçalho do pedido, depois de enviada a ordem de compra para o Fornecedor, o seller deve indicar manualmente o status de "Enviado"


Assim que o seu fornecedor liberar a Nota Fiscal (NF) do seu pedido, você deverá entrar no seu pedido de compra e alterar o status para "Em trânsito", ou seja, indicar que o seu pedido já está em transporte para acontecer a reposição dos produtos. Você também pode inserir o número da Nota Fiscal de entrada, transportadora e código de rastreio para facilitar o acompanhamento.

Assim que você colocar o status "Em trânsito" no seu pedido de compra, todos os produtos que estavam no status "Sem estoque" iram automaticamente para o status "Ag estoque".

Status Ag estoque: Significa que já foi feita a compra de novos produtos para efetuar a reposição de estoque e esses produtos estão em transporte. 

Assim que chegar o seu produto você deverá acessar o seu ERP, lançar a sua NF de entrada e atualizar o estoque dos seus produtos.  Feito isto, automaticamente os seus pedidos sairão de "Ag estoque" e irá para "Ag separação".

Feito a entrada de todos os produtos, no pedido de compra gerado, altere o status de "Em trânsito" para "Em estoque". 

Caso você gere novamente um pedido de compra após a atualização do estoque (após o pedido de compra ter sido efetuado e os produtos já constarem no seu estoque) o Magis5 irá efetuar o calculo tendo como base o seu estoque atualizado (o estoque atual). 

Para melhor aproveitamento, veja também nosso vídeo sobre o assunto: 

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