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Este conteúdo só se aplica a clientes Magis5, pois é uma função do sistema. Você é um cliente Magis5?

Como utilizar o "Consultar Compras" na Magis5 ?

Entenda como funciona a funcionalidade de Compras, disposto dentro do sistema.



A funcionalidade de "Consultar Compras" na Magis5 é importante para você que deseja controlar as suas compras de forma automática. Nela é possível visualizar todas as previsões de compra. 

Antes de aprendermos como funciona o módulo de compras é importante pontuar que:

- Para que o módulo funcione corretamente, é preciso que os seus produtos estejam com o fornecedor cadastrado corretamente, ou seja, se o seu produto "A" é vendido pelo fornecedor "B", é preciso que essas informações estejam cadastradas corretamente na Magis5 ou que estejam corretas em seu ERP para ser importada para a Magis5.

- Caso o campo "fornecedor" não esteja preenchido corretamente, a Magis5 vai considerar a informação "marca" para a utilização desta funcionalidade, sabendo disso é preciso deixar as configurações como melhor corresponda a sua realidade para que a utilização do módulo faça sentido. 

Universidade Magis5

Como associar o fornecedor ao produto dentro da Magis5 ?

Na Magis5 clique em "Produtos" e depois "Cadastro". 

Encontre o produto que deseja editar o fornecedor e depois clique em "Editar". 


No Campo "Fornecedor" procure o fornecedor que deseja cadastrar. Lembre-se que é possível também utilizar o campo "Marca". 


Logo após basta clicar em "Atualizar"

Lembre-se, o fornecedor somente irá aparecer nessa janela caso ele tenha sido cadastrado previamente dentro do Magis5. 

- Para aprender como cadastrar o seu fornecedor na Magis5 veja nosso manual sobre o assunto clicando aqui

Como utilizar o Módulo de Compras da Magis5 ? 


Após cadastrar os fornecedores, você irá conseguir utilizar o relatório de "Consultar Compras". 
Para isso, vá até "Pedidos" e depois "Consultar Compras". 


Para gerar uma nova previsão de compras, utilize o botão "Gerar previsão de compras".


Aguarde alguns minutos e clique no botão "buscar", irá aparecer na sua tela previsões de compra.


Para gerar a sua previsão de compra, a Magis5 irá utilizar todos os pedidos que estiverem no status "sem estoque" e além disso também irá considerar todas as vendas que aconteceram nos últimos 30 dias, com base nisso criar uma média de vendas dos seus SKUs e compará-lo com o estoque atual dos produtos para entender se há necessidade de antecipar a reposição. 

Desta forma será criada uma previsão de compra considerando a demanda de vendas dos 30 dias anteriores e  os pedidos sem estoque. 

A Magis5 irá separar os relatórios pelo nome do fornecedor cadastrado, ou seja, irá organizar os pedidos de compra pelos produtos designados de cada fornecedor. 


Selecione o seu fornecedor e clique no ícone de lápis para editar.



O relatório exibido irá disponibilizar para você o valor médio de custo unitário do seu produto, ou seja, iremos considerar todo o histórico de preço custo do seu produto e apresentar o valor médio que ele tem de acordo com as informações salvas em nosso banco de dados.

O campo valor unitário virá preenchido com este valor médio, mas você pode alterá-lo de acordo com o valor atual de compra do seu produto. 

Para facilitar a análise do pré-pedido gerado, serão exibidas as colunas de quantidade comprado, quantidade estoque, quantidade vendida e qual a quantidade sugerida para compra.

Você pode editar esta quantidade a comprar de acordo com o seu entendimento de necessidade de reposição do produto ou até mesmo excluir o item do seu pedidos caso, por exemplo, você não queira mais trabalhar com ele.

No cabeçalho do pedido, depois de enviada a ordem de compra para o Fornecedor, o seller deve indicar manualmente o status de "Enviado"

Assim que o seu fornecedor liberar a Nota Fiscal (NF) do seu pedido, você deverá entrar no seu pedido de compra e alterar o status para "Em trânsito", ou seja, indicar que o seu pedido já está em transporte para acontecer a reposição dos produtos. Você também pode inserir o número da Nota Fiscal de entrada, transportadora e código de rastreio para facilitar o acompanhamento.

Assim que você colocar o status "Em trânsito" no seu pedido de compra, todos os produtos que estavam no status "Sem estoque" iram automaticamente para o status "Ag estoque".


Assim que chegar o seu produto você deverá acessar o seu ERP, lançar a sua NF de entrada e atualizar o estoque dos seus produtos.  Feito isto, automaticamente os seus pedidos sairão de "Ag estoque" e irá para "Ag separação".

Feito a entrada de todos os produtos, no pedido de compra gerado, altere o status de "Em trânsito" para "Em estoque". 

Caso você gere novamente um pedido de compra após a atualização do estoque (após o pedido de compra ter sido efetuado e os produtos já constarem no seu estoque) a Magis5 irá efetuar o calculo tendo como base o seu estoque atualizado (o estoque atual).