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[Magis5 ERP] Como configurar um terminal de atendimento no modo loja?

O Terminal de Atendimento é utilizado para concretizar as vendas realizadas dentro da plataforma. Essa área é onde ocorre o processo final de uma transação comercial.


O Terminal de Atendimento, também conhecido como caixa ou PDV (Ponto de Venda), pode ser utilizado em duas modalidades: modo loja e modo representante.

- Modo Loja:
Neste modo, o terminal é utilizado quando o cliente está presente para efetuar a compra, sendo a operação típica de lojas físicas.
O processo inclui a seleção de produtos, definição das formas de pagamento e conclusão da venda imediatamente, sem necessidade de aprovação adicional do financeiro ou do processo de expedição. 

- Modo Representante:
Destinado a representantes comerciais que atuam em atacados, distribuidoras ou vendas externas.
O representante pode realizar vendas em nome da empresa, mesmo fora do estabelecimento físico, emitindo pedidos, aplicando descontos, definindo condições comerciais e registrando informações relevantes para a negociação.
Os pedidos realizados neste modo são processados posteriormente pelo empreendimento.

(Clique aqui para configura PDV modo representante)

💡 Importante: Antes de iniciar qualquer venda, é necessário configurar um terminal de atendimento.


Feito login no Magis5 ERP vá até "Configurações" e por fim "Empresa - Terminais de Atendimento"

 

Na tela de "Terminais de Atendimento", preencha os campos a seguir:

 

  • Descrição: Informe qual será o nome deste terminal de atendimento. Ex: "Caixa + Nome do usuário"

  • IP: Informe o IP do computador que será utilizado pelo terminal de atendimento. Não é necessário ser o IP real da máquina; também é possível utilizar um IP genérico, como 192.192.192.192.

  • Qtd. Vias Impressão: Informe quantas vias do cupom não fiscal devem ser impressas ao finalizar uma venda.

  • ID Externo: Caso utilize um PDV externo, informe o ID.

  • Acesso: Selecione “Ambos”.
  • Operação Padrão: Por padrão, não é recomendado selecionar nenhuma operação. Use somente em casos excepcionais, quando o terminal de atendimento será dedicado a um único tipo de venda.
  • Modelo de Impressora: Informe o modelo da impressora que será utilizada para imprimir os cupons.
  • Permitir selecionar o tipo de venda via caixa? 

    Define como este terminal de atendimento irá operar.

    • Se selecionar "SIM" será exibido o campo "Modo de Vendas", onde você deve escolher "Modo loja" ou "Modo Representante"

    • Neste caso, selecione "Modo loja".

  • Emitir NFC-e?: Se selecionar "SIM", a emissão do cupom fiscal será obrigatória neste terminal de atendimento.
  • Exibir Lembrete para trocar de vendedor?: Esta configuração ajuda a lembrar o operador de caixa a alterar o nome do vendedor em cada venda. Caso não seja feita a alteração, todas as vendas serão registradas em nome do operador.

 

A seguir, um exemplo de como um caixa configurado

 

Ao lado da aba "Produtos", está a aba "Depósitos", onde é possível configurar de quais depósitos este terminal de atendimento irá retirar os produtos. Para isso, selecione os depósitos desejados e defina a ordem de saída dos produtos.

Após concluir todas as configurações, clique em "Salvar" para registrar as alterações.


UTILIZANDO UM PDV - MODO LOJA

 

O cadastro de um terminal de atendimento pode ser realizado em qualquer computador, desde que o usuário possua as permissões necessárias.

No entanto, é obrigatório inserir no computador correspondente ao terminal o mesmo IP informado durante o cadastro.

Para isso, acesse o menu Configurações → Configurações Gerais → PDV → IP do Caixa, insira o IP da máquina e clique em Salvar.

 

 

Observação: Caso o usuário realize a limpeza dos arquivos temporários do computador, as configurações serão apagadas. Nesse caso, será necessário configurá-las novamente, pois o sistema exibirá a mensagem “Caixa não configurado”.

 

Universidade Magis5